Um trauma na mão e punho, na maioria das vezes, causa dor e algumas dificuldades de movimentar a região. Nestes casos, devemos fazer um diagnóstico preciso para iniciar um tratamento adequado.
Um trauma é uma lesão causada por uma força externa (geralmente súbita e inesperada) e pode gerar diferentes lesões na mão e no punho.
No geral, ocorrem, principalmente, por acidentes automobilísticos, quedas ao solo, atropelamento, acidentes domésticos, acidentes no esporte e ferimentos com armas.
Os traumas leves, geralmente, causam uma contusão com acometimento mais superficial dos tecidos, apresenta dor, inchaço e roxo (equimose), mas sem acometer estruturas mais profundas.
Traumas com maior energia podem levar à diversos tipos de lesão, como fraturas, lesões ligamentares (entorses), luxações, lesões de tendões, músculo, nervos, pele, etc.
Entre as patologias traumáticas mais comuns está a fratura do punho (principalmente radio distal), fratura das mãos e dedos (metacarpos e falanges) e entorses com lesões ligamentares diversas (mais comum em dedos).
Já as lesões nos tendões, geralmente, são causadas por ferimentos com corte. Todavia, algumas lesões, como o dedo em martelo por exemplo (lesão do tendão extensor terminal no qual a ponta do dedo cai e não conseguimos mais esticá-la), ocorre mais comumente após um trauma direto sem corte.
O que fazer no caso de trauma da mão ou do punho?
Logo após a ocorrência de um trauma na mão e/ou no punho, devemos elevar o membro, colocar gelo e, se possível, enfaixá-lo e imobilizá-lo.
Logo em seguida, é essencial procurar um ortopedista especialista em mão e punho para fazer o devido diagnóstico e tratamento.
Isso porque, esses traumas podem surpreender um olhar leigo, pois às vezes ocorrem fraturas, mas o paciente permanece movimentando a região.
Dessa maneira, não dá o devido valor à lesão, o que pode levar a um atraso do tratamento e até uma sequela mais grave.
Assim, fica evidente a necessidade de procurar um médico especialista caso você sofra um trauma na mão e no punho. Não postergue a ida ao médico, se cuide!