A Síndrome do Túnel Cubital é uma síndrome compressiva do nervo ulnar no túnel cubital, que se localiza na parte interna do nosso cotovelo.
Quando o paciente tem esta condição, sente formigamento nos dedos anelar e mínimo, dor no cotovelo e antebraço e até diminuição de força na mão.
Esta é a segunda síndrome compressiva do membro superior mais comum, ficando atrás para a Síndrome do Túnel do Carpo. Além disso, ela é a síndrome compressiva do nervo ulnar que mais ocorre.
Quais as causas da Síndrome do Túnel Cubital?
O túnel cubital é um estreitamento no cotovelo formado por estruturas ósseas ligamentares e tendíneas por onde passa o nervo ulnar para chegar ao antebraço.
Assim, a compressão deste nervo pode acontecer por uma série de fatores diferentes e existem alguns grupos de pessoas que têm maiores chances de serem acometidas por esta síndrome:
- Aquelas que desempenham funções com flexo extensão dos cotovelos ou que apoiem o cotovelo;
- Tiveram fraturas ou traumas próximos ao cotovelo;
- Portadoras de algumas alterações sistêmicas, como por exemplo, insuficiência renal e artrite reumatóide.
Quais são os sintomas desta doença?
Nas fases iniciais, os sintomas são mais sensitivos, ou seja, o paciente sente um formigamento na região da mão que é inervada pelo nervo ulnar (metade ulnar do dedo anelar e dedo mínimo, assim como borda ulnar da mão).
Com a evolução da síndrome, o paciente pode ter atrofia muscular de parte da mão (4 e 5 dedos) e até uma deformidade em garra destes dedos.
Como é feito o diagnóstico desta síndrome?
Realizamos o diagnóstico clinicamente, isto é, buscamos compreender a história do paciente e realizamos um exame físico criterioso.
Além disso, solicitamos que o paciente realize exames complementares para avaliar a gravidade da síndrome e se ela está associada a outras afecções.
Direcionamos estes exames conforme a história e o exame físico do paciente e podemos solicitar, por exemplo, a eletroneuromiografia dos membros superiores, ressonância magnética do cotovelo ou da coluna cervical, ultrassonografias, dentre outros.
Como é o tratamento da Síndrome do Túnel Cubital? Pode ser necessária cirurgia?
Inicialmente, realizamos o tratamento de forma conservadora, adotando uma série de medidas, como por exemplo:
- Adequação postural – muitas vezes, a síndrome está relacionada com a permanência do cotovelo fletido ou apoiado por muito tempo;
- Uso de órteses para posicionamento do cotovelo;
- Fisioterapia;
- Uso de medicamentos.
Além disso, nos casos resistentes ao tratamento conservador ou em casos mais graves, onde há um comprometimento motor, podemos realizar uma intervenção cirúrgica para devolver a qualidade de vida ao paciente.
Existe alguma forma de prevenção?
Para prevenir a síndrome do túnel cubital é importante evitar posturas de compressão do cotovelo (flexão e apoio da parte interna), realizar alongamentos e exercícios físicos para o fortalecimento da região.
E então, você sabia que alguns incômodos nas mãos poderiam ser causados por um problema no cotovelo?
Muitas vezes, tentamos resolver os problemas em casa e não temos ideia do que realmente o está causando.
Então, se tiver sintomas nas mãos, procure o quanto antes um ortopedista especialista. Somente um médico pode lhe auxiliar!