Quando sofremos um corte na mão devemos avaliar bem o ferimento para verificar a necessidade ou não de procurar atendimento médico.
Um corte pode ser uma lesão importante, pois caso seja mais profundo, pode afetar não só a pele, mas também os tendões, nervos, vasos, ossos, ligamentos e a cápsula articular.
Assim, traz uma série de riscos, como de infecção e de lesões de estruturas nobres.
Por exemplo, se ocorrer um dano no nervo, a área onde ele inerva ficará sem sensibilidade. Se o acidente afetar o osso, poderá deixar deformidades, sequelas funcionais, rigidez e dor. Já no caso de danos nos tendões, poderemos perder certos movimentos.
O que fazer ao sofrer um corte na mão?
Inicialmente, é preciso lavar a área machucada com água limpa para retirar a sujeira mais aparente.
Além disso, indicamos cobrir o corte com um pano bem limpo e, caso esteja sangrando muito, fazer uma pequena compressão local, porém sem garrotear.
Nos casos de amputação, será essencial fazer o acondicionamento necessário da estrutura amputada e ir imediatamente ao pronto socorro para que a equipe verifique a possibilidade de fazer um reimplante.
Para tal, será preciso limpar o coto amputado, protegê-lo com um pano bem limpo e colocá-lo em um saco plástico. Além disso, indicamos colocar esse saco dentro de um outro que contenha água e, enfim, colocá-los no gelo ou sob refrigeração.
Temos um artigo completo sobre o reimplante de dedos e você poderá ler mais clicando aqui.
Como saber se devo procurar um médico?
O maior indicativo de que é necessário procurar atendimento é a profundidade do corte. Ferimentos que não forem superficiais sempre devem ser avaliados por um médico.
Assim, o profissional fará testes para verificar todas as estruturas da mão que potencialmente poderão estar machucadas para adotar o melhor tratamento.
Caso seja preciso fazer uma intervenção, anestesiamos o local após o teste de sensibilidade (avaliação se o nervo foi acometido), limpamos o ferimento e avaliamos se há necessidade de uma exploração mais profunda e correção de estruturas ou se somente uma sutura da pele já é suficiente.
Se houver danos nas estruturas mais profundas além da pele ou se houver perda de cobertura cutânea naquela região, optaremos pela intervenção cirúrgica.
Caso o corte na mão não seja tão sério, como devemos fazer o tratamento em casa?
Cortes mais superficiais que não necessitem de pontos (sutura) deverão ser limpos com água e sabonete e, se disponível, com um antisséptico. Além disso, é preciso proteger o local com um curativo.
Não indicamos o uso de outros produtos além daqueles específicos para tratar lesões. Por exemplo, não recomendamos aquelas receitas caseiras, como colocar café, pasta de dente, vinagre ou sal.
Outro ponto importante é o de não tomar sol nos ferimentos e não mexer com produtos corrosivos ou sujos enquanto o corte não tiver cicatrizado. Se for necessário, use luvas de proteção.
Dessa maneira, a recuperação do corte ocorrerá de forma mais rápida e sem maiores problemas.
Então, como vimos, caso você sofra um corte na mão esteja atento e, se necessário, procure o quanto antes o atendimento de emergência para receber o tratamento adequado e evitar complicações.