Será que é normal sentir dor nas mãos na gravidez?
Na realidade, nunca é normal sentir dor nas mãos, nem mesmo durante a gestação e, por isso, ela sempre deve ser investigada.
Durante a gravidez, as alterações hormonais costumam gerar uma retenção de líquidos que pode aumentar a incidência da compressão de nervos e tendões.
Então, a mulher tem chance de desenvolver uma série de problemas nas mãos, como por exemplo:
- Tendinite;
- Sinovite;
- Síndrome do túnel do carpo;
- Síndrome do túnel cubital.
Essas condições causam muitos incômodos, mas podem ser devidamente tratadas.
Existe algum grupo de risco para a dor nas mãos na gravidez?
Existem algumas condições de saúde da gestante que podem fazer com que ela tenha uma maior chance de desenvolver problemas nas mãos durante a gestação:
- Diabete;
- Idade mais avançada;
- Histórico de doenças reumatológicas;
- Histórico de dores anteriores à gestação.
Como será o tratamento destas dores?
Durante a gestação, sempre devemos evitar o uso de medicações desnecessárias devido ao risco delas afetarem o desenvolvimento da criança.
Em linhas gerais, o tratamento irá depender da patologia, do nível de incômodo e da fase da gestação que a paciente está.
Dependendo da situação, poderemos utilizar alguns remédios específicos, mas sempre avaliando os riscos e benefícios para a mãe e atuando em conjunto com o obstetra.
Além disso, realizamos reabilitação com fisioterapia ou terapia ocupacional e controle dos sintomas com repouso e compressas, por exemplo.
No entanto, o tratamento da dor nas mãos na gestação acaba ficando mais limitado e o melhor seria agir precocemente aos primeiros sinais.
Ademais, indicamos realizar exercícios e alongamento nas mãos para prevenir que o quadro se instale.
Devemos lembrar sobre a possibilidade da mulher já ter problemas tendíneos durante a gestação e este quadro piorar após o nascimento do neném devido a própria demanda do recém-nascido.
Neste caso, a futura mamãe pode encontrar problemas para cuidar do seu filho adequadamente.
Por isso, é essencial se atentar para os problemas nas mãos durante a gestação e adotar o tratamento mais adequado para cada caso.
Isso porque, apesar das dores tenderem a melhorar após o puerpério, elas podem causar diversos incômodos neste período, que é muito complexo na vida da mulher, ou podem também persistir por mais tempo.
Como podemos prevenir a dor na mão na gravidez?
Prevenir os problemas nas mãos durante a gestação é a melhor medida que a gestante pode ter.
Para tal, será importante controlar o ganho de peso e o inchaço a partir da realização de alongamentos, drenagem linfática e exercícios físicos.
Além disso, será essencial fazer todas as consultas de pré-natal para avaliar todas suas condições de saúde.
Caso ainda assim a dor na mão apareça, será importante procurar uma ortopedista especialista em mão o quanto antes para avaliar o quadro, pois o tratamento precoce pode ser mais simples e eficaz!
Cuide da sua saúde!